Qual a importância da rinoplastia funcional?

Rinoplastia Funcional

Vamos te explicar mais sobre a rinoplastia funcional e os benefícios que ela pode trazer para o paciente! Ponto de destaque no rosto e de papel extremamente importante para o corpo, o nariz é responsável pelo aquecimento, filtragem e umidificação do ar que chega aos pulmões. Danos no nariz podem levar a problemas respiratórios que implicam em baixa na qualidade de vida das pessoas.

É comum pensar na rinoplastia apenas como cirurgia plástica, mas além da modificação estética do nariz, a rinoplastia também oferece a possibilidade da correção de problemas respiratórios ao paciente que busca essa cirurgia. Quando a cirurgia de rinoplastia se associa a resolução de problemas e doenças, relacionadas à respiração, ela é chamada de rinoplastia funcional.

Para quais pacientes a rinoplastia funcional é indicada?

Nos casos em que a respiração do paciente fica comprometida por alguma razão, seja ela por traumas ou problemas inatos a estrutura física, a rinoplastia funcional pode ser indicada.
Geralmente esses problemas se apresentam em paralelo com queixas estéticas. A rinoplastia funcional pode contribuir para o bem estar e saúde do paciente, melhorando a qualidade da sua respiração.

Pacientes que possuem complicações na questão estrutural do nariz como a hipertrofia dos cornetos (também chamados de conchas nasais), desvio de septo nasal ou patologias nos seios da face(sinusites crônicas), podem se beneficiar bastante com a rinoplastia funcional.
O diagnóstico pode ser dado por otorrino ou por cirurgião plástico especialista em rinoplastia. Dependendo da intensidade do caso, o otorrino opera em parceria com o cirurgião plástico especialista em rinoplastia.

Através de exames como a tomografia dos seios da face é possível observar qual o grau de intensidade desses problemas e qual a melhor abordagem cirúrgica a ser tomada.
Tratando-se apenas da parte do septo a rinoplastia chama-se rinoseptoplastia, muito comum aos pacientes que desejam resolver os problemas de respiração e ter mais harmonia nos trações faciais, corrigindo o nariz que pode ser torto, por exemplo.

Outros casos que podem se beneficiar coma cirurgia de rinoplastia funcional são os pacientes que apresentam doenças respiratórias como rinite, rinossinusite ou que tenham a formação de pólipos. Acidentes que provoquem danos à respiração do paciente como casos em que há osso nasal fraturado ou septo perfurado também podem ser indicados para a rinoplastia funcional.

Como é feita a rinoplastiafuncional ?

A cirurgia de rinoplastia geralmente é feita a partir de duas abordagens, a rinoplastia fechada e a rinoplastia aberta. A diferença entre elas é que na rinoplastia aberta o cirurgião plástico realiza um pequeno corte na região chamada de columela (embaixo do nariz), por onde se dá o acesso a estrutura nasal.

Quando realizada por um especialista em rinoplastia, as cicatrizes costumam ser bem discretas. No caso da rinoplastia fechada, os cortes são feitos por dentro do nariz, portanto sem cicatrizes. O procedimento de rinoplastia costuma ser rápido, podendo durar em média entre duas a três horas. É importante sempre frisar que o paciente deve procurar profissionais sérios e capacitados, que operem em hospitais com todo o aparato para maior segurança do paciente, por exemplo, nesse caso um cirurgião plástico especialista em rinoplastia.

Você já pensou em fazer rinoplastia ?

O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?