Quais os tipos de nariz?

Mulher branca com dedos apontando para seu nariz

O Brasil é um país com uma população miscigenada, temos em nosso território uma linda mistura de etnias, sendo as mais influentes: negra, asiática, indígena, árabe, caucasiana, européia, entre outras.

Desta maneira, várias características desses povos estão entre os elementos formadores da nossa população. Entre os traços físicos mais marcantes, está o formato de nariz.

Você tem interesse no procedimento de rinoplastia? Então confira o texto e entenda a relação entre cada tipo de nariz com a cirurgia de rinoplastia.

Qual a relação entre os tipos de nariz e a cirurgia plástica de rinoplastia?

Quando os pacientes buscam a cirurgia de rinoplastia, o cirurgião plástico irá analisar a harmonia dos traços. Levando em consideração medidas do terço superior médio e inferior do rosto, bem como a etnia do paciente, respeitando ao máximo sua anatomia, para ter um resultado mais sutil e que não descaracterize o paciente.

Comparações devem ser evitadas, como por exemplo, almejar ter o nariz de uma personalidade da mídia, pois cada anatomia é única.

O cirurgião deve ter um bom senso estético para orientar o paciente quanto ao melhor resultado para cada caso de forma individual, mantendo as expectativas realistas e dentro das limitações que cada tipo de nariz oferece.

Quais os tipos de nariz mais comuns no Brasil?

No Brasil existem variados formatos de nariz e cada um deles possui suas características, uns sendo maiores e mais largos, enquanto que outros são mais arrebitados e menores.

Veja quais são os formatos de nariz mais comuns no país e quais são as mudanças mais realizadas em cada tipo de nariz na cirurgia plástica de rinoplastia!

Nariz negroide

O nariz do tipo negroide, como o próprio nome indica, está mais presente em pessoas negras e afrodescendentes, porém, como o Brasil é muito miscigenado, esse é um dos formatos mais presentes na sociedade. Esse nariz se caracteriza por narinas mais largas, ponta arredondada, são mais curtos e têm a ponta menos projetada. 

Geralmente os pacientes que possuem nariz negroide buscam o cirurgião plástico para afinar o nariz e torná-lo mais alto e fino, diminuindo a aparência redonda de sua ponta.

Existem algumas limitações em razão da espessura da pele que costuma ser mais grossa nesses casos. Por exemplo, a visualização do resultado da rinoplastia é menos expressiva e costuma ser um pouco  mais demorada, em média 24 meses, se comparada a peles mais finas nas quais o resultado pode ser visto totalmente após 12 meses.

Nariz asiático

Muito presente em descendentes de asiáticos, o nariz asiático tem como principal característica a pouca elevação do dorso. Sendo assim, as narinas são projetadas para baixo.

Para pessoas que não estão satisfeitas com esse formato de nariz, a procura pelo procedimento de rinoplastia tem o intuito de levantar o dorso e fazer mudanças na base e até mesmo na ponta do nariz.

Leia também: Conheça a cirurgia de rinoplastia

Nariz adunco

O nariz adunco é fino e alongado, porém tem sua ponta proeminente e apontada para baixo. Esse tipo de nariz é originário de várias regiões do mundo, como Oriente Médio, Europa e até mesmo do sul da Ásia.

A principal queixa de quem possui esse tipo de nariz se refere ao tamanho e ponta, portanto a procura pelo cirurgião plástico costuma ser para reduzir o tamanho do nariz e evitar que ele tenha aparência caída, principalmente ao sorrir.

Nariz caucasiano

Também muito comum na população brasileira, esse nariz também conhecido como romano, tem como principal característica seu tamanho avantajado, além de ter a giba com uma elevação. É uma característica comum em descendentes de italianos, judeus e até mesmo árabes.

Pessoas que possuem esse nariz geralmente procuram a rinoplastia para a redução de tamanho, assim como para raspar e tornar o topo do nariz reto, tirando assim a pequena protuberância chamada giba.

Nos narizes caucasianos, a pele costuma ser mais fina, o que possibilita maior visualização do resultado e essa percepção se dá em menos tempo que em narizes de pele grossa.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?