A substância Isotretinoína é conhecida comercialmente como Roacutan®, uma medicação via oral muito eficaz indicada para tratamento de quadros de acne grave. No entanto, estudos mais recentes mostram que esse produto também traz ótimos resultados no pós-operatório de rinoplastia.
Entenda mais sobre esse assunto nesse texto que preparamos!
Quais as indicações do Roacutan®?
O Roacutan® é o nome utilizado comercialmente e mais popular do ativo medicamentoso Isotretinoína. Ele é normalmente recomendado para tratamento de acne severa e/ou resistente, acne rosácea e até mesmo para pessoas que têm queixa em relação à autoestima causada pela aparência da pele acneica.
Quando o Roacutan® é indicado para acne compreende casos em que tratamentos alternativos não se mostram eficazes, como o uso de antibióticos conhecidos. Como todo medicamento pode oferecer efeitos colaterais, portanto requer a comprovação por meio de exames que mostrem o bom estado de saúde do paciente, para só assim ter seu uso liberado.
O Roacutan® promove um estímulo para que a pele possa expulsar o sebo em excesso que está no interior das glândulas sebáceas. Essas glândulas estão associadas aos folículos pilosos na nossa pele e são responsáveis por produzir o sebo e consequente oleosidade.
A adolescência é o período em que as nossas glândulas sebáceas estão com a produção mais elevada. Na adolescência também temos o auge das questões relacionadas à estética e autoestima, nesse sentido podemos aliar essa discussão com procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. O Roacutan® também pode ser benéfico no pós-operatório de uma cirurgia plástica, como a rinoplastia.
Vale ressaltar também que pacientes em idade adulta ou mais madura também podem se beneficiar dos mesmos pontos positivos do uso da Isotretinoína no pós de rinoplastia.
Como o Roacutan® é usado no pós-operatório de rinoplastia?
Como mencionamos, durante a adolescência é a fase em que as pessoas costumam ter mais incômodos com aparência. Por exemplo, uma queixa bastante comum é em relação ao tamanho e forma do nariz, por essa razão um grande número de pacientes jovens buscam a rinoplastia.
A rinoplastia é uma cirurgia estética que por meio de diversas técnicas acessa e modifica a estrutura óssea e cartilaginosa do nariz. O objetivo é tornar o nariz mais harmônico com o rosto, dessa forma alcançando beleza pelo equilíbrio das formas.
Atualmente na internet temos discutido sobre um novo uso do medicamento Roacutan®. Os cirurgiões plásticos e pesquisadores da área têm estudado e averiguado como os princípios ativos dessa medicação podem beneficiar o resultado da cirurgia de rinoplastia.
Leia Mais: Rinoplastia antes e depois
O Roacutan® pode ser indicado durante o pós-operatório de rinoplastia na intenção de potencializar os resultados e ajudar a modelar o novo nariz. Vamos lhe explicar como essa associação acontece.
Primeiro é importante entender que o medicamento com uso isolado não proporciona nenhum efeito no nariz, somente após a rinoplastia com indicação correta. O paciente não deve iniciar o uso por conta própria visando objetivos meramente estéticos.
Quando o cirurgião plástico indica o Roacutan® no pós-operatório de rinoplastia a intenção é acelerar a recuperação e complementar os resultados, principalmente quanto ao afinamento da pele do rosto e nariz. A recomendação é feita de modo totalmente único e avaliando cada caso, sendo que o medicamento é prescrito via oral em doses baixas.
Outro ponto considerado quando falamos de rinoplastia é o tipo de pele do paciente. Peles mais espessas, ou seja, mais grossas mostram menos os resultados da rinoplastia, sendo isso uma limitação. Ao mesmo tempo, as peles mais finas evidenciam bem mais os efeitos de um nariz remodelado e como dissemos, um dos efeitos da medicação é tornar a pele mais fina.
O tempo necessário do tratamento também é avaliado individualmente, dependendo da espessura da pele. A redução da produção de sebo, que já mencionamos como efeito da Isotretinoína oral, está bem ligada às vantagens nos resultados da rinoplastia.
Os benefícios são a diminuição do edema (inchaço) residual da cirurgia, melhoria na textura da pele do nariz, portanto percepção de pele mais fina e maior evidência de resultados e também pode reduzir possibilidade de hipertrofia nas cicatrizes.
O cirurgião plástico indica a Isotretinoína somente após exames que comprovem o bom estado de saúde do paciente, em associação com um médico dermatologista que pode prescrever a medicação. Além dos exames solicitados para iniciar o uso, exames de controle durante o tratamento também são necessários.
Por atuar diretamente na produção de sebo e oleosidade da pele, um de seus efeitos adversos é o ressecamento da pele do corpo, rosto e principalmente dos lábios. O paciente deve estar orientado quanto à importância do uso de hidratantes corporais e labiais.
Leia Mais: Remoção de manchas
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!