O que é rinoplastia secundária?

Vamos te contar tudo sobre rinoplastia secundária!

A cirurgia plástica de rinoplastia secundária é também chamada de rinoplastia revisional ou para correção. A rinoplastia secundária é uma cirurgia feita em pacientes que já passaram por outra cirurgia no nariz, mas que nesse procedimento não obtiveram os resultados almejados.

Essa cirurgia plástica é realizada para tentar alcançar essas expectativas do paciente ou melhorar o aspecto do nariz que já passou por cirurgia. A rinoplastia secundária é tida pelos cirurgiões plásticos especialistas em rinoplastia como um procedimento de complexidade mais elevada que a rinoplastia primária.

Toda a estrutura nasal já sofreu alterações anteriormente, isso requer do cirurgião especialista em rinoplastia trabalhar considerando o tecido cicatricial e menor quantidade de cartilagem para realizar a remodelação nasal.

Quais as queixas mais comuns que levam os pacientes a realizar a rinoplastia secundária?

Da mesma maneira que a rinoplastia primária, a rinoplastia secundária pode ser feita no momento em que o paciente se sinta descontente com a estética ou funcionalidade nasal.
As queixas mais frequentes dos pacientes que buscam a cirurgia de rinoplastia secundária são relacionadas a complicações na cirurgia primária ou insatisfação com o resultado da mesma.

As complicações na cirurgia de rinoplastia podem ocorrer por erro médico na execução da cirurgia. Disso podem decorrer alguns resultados negativos para o paciente, entre eles estão nariz assimétrico, ponta com projeção indesejada, nariz torto e muitas outras.
O contrário também pode ocorrer, a cirurgia pode ser realizada de maneira correta tecnicamente, sem falhas por parte do cirurgião plástico e mesmo assim o efeito estético não agradar o paciente.

Algo que contribui para essa insatisfação do paciente com o resultado da cirurgia de rinoplastia é a falta de diálogo sincero e bem informativo do cirurgião plástico com o paciente, acerca das reais possibilidades cirúrgicas, aliadas as expectativas do paciente.

Como o paciente deve escolher o cirurgião plástico para realizar a sua rinoplastia secundária?

O paciente deve sempre pesquisar por profissionais capacitados, confiáveis e com boa credibilidade no meio, especialistas na área, nesse caso, um cirurgião plástico especialista em rinoplastia.

A consulta deve ser bem explicativa, de forma que as expectativas do paciente fiquem claras para o cirurgião plástico e que este comente sobre o que é possível realizar na cirurgia.
Levando em consideração etnia, tipo de nariz, demais traços faciais para criar uma imagem mais harmônica possível do paciente. Isso contribuirá bastante para satisfação do paciente com o resultado da rinoplastia.

O cirurgião plástico também irá estimar se a cirurgia de rinoplastia secundária é o melhor caminho a ser tomado, assim como se aquilo que o paciente objetiva através da cirurgia é possível de alcançar. Após avaliação positiva dessas situações e comprovação do bom quadro de saúde do paciente mediante exames, a cirurgia pode prosseguir.

Existe um período de tempo adequado para realizar a rinoplastia secundária?

Os cirurgiões plásticos dizem que não há necessariamente um espaço de tempo adequado entre a realização da rinoplastia primária e a rinoplastia secundária. Durante o processo de cicatrização é possível acontecer mudanças estéticas e de funcionalidade nasal, o que torna muito necessário esperar para a recuperação plena do paciente antes que passe por outra cirurgia.

Geralmente, a rinoplastia secundária é realizada após 1 ano da primeira cirurgia. O paciente precisa esperar a completa cicatrização da rinoplastia primária. Um dos principais fatores de sucesso para a rinoplastia secundária é a informação passada pelo cirurgião plástico, o paciente deve ter em mente que o tecido cicatricial e cartilagem reduzida no nariz reduzem as possibilidades cirúrgicas, o que acaba limitando um pouco a cirurgião plástico. Por isso, as expectativas devem ser bem alinhadas em consulta.

Você se interessa pela cirurgia de rinoplastia?

O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?
Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?