Mentoplastia

Na busca pela harmonia facial, o queixo está incluso na insatisfação de algumas pessoas, nesses casos a cirurgia de mentoplastia é a indicada para resolução do problema. Esse procedimento pode ser feito com o objetivo de aumentar ou diminuir o tamanho do queixo, promovendo maior simetria e beleza ao rosto do paciente. Conheça a cirurgia de mentoplastia!

Mentoplastia

O que é?

Mentoplastia é um procedimento cirúrgico de correção estética, realizado para diminuir ou aumentar o tamanho do queixo, essas técnicas são conhecidas como mentoplastia de aumento e mentoplastia de redução.

Para um rosto mais harmonioso, o queixo e o nariz precisam estar alinhados.  Essa assimetria do rosto grande e o queixo pequeno ou o inverso, causa nos pacientes uma grande insatisfação com relação à desarmonia da aparência e a mentoplastia promove uma eficaz resolução desse incômodo.

Como é feita a cirurgia?

Durante a avaliação em consulta, o cirurgião plástico fará a análise, levando em consideração as características do queixo e as insatisfações que podem ser relacionadas a ele, como proeminência, deficiências ou assimetrias. Além disso, é observado o terço inferior do rosto e a face como um todo.

A relação entre queixo, nariz e os lábios também são cuidadosamente estudadas para que a cirurgia possa proporcionar o melhor resultado ao paciente.

A mentoplastia é realizada diretamente na parte óssea da mandíbula. No caso da mentoplastia de aumento, o queixo poderá ser serrado e avançado com a fixação de pequenas placas e parafusos de titânio ou pela utilização de uma prótese para a sustentação do queixo, fazendo com ele aumente o tamanho.

Na cirurgia com o implante de silicone, o corte pode ocorrer por dentro da boca ou por baixo do queixo. Já na mentoplastia de redução, é retirado um pedaço do osso, a fixação da parte óssea que não foi removida também é fixada por placas e parafusos. Em ambas as cirurgias os pontos não necessitam serem retirados, são absorvidos pelo organismo.

A cirurgia pode ser feita por pessoas que já tenham o queixo formado e que estejam maiores ou menores que o encaixe do rosto. É um procedimento que busca harmonizar o contorno facial.

Se não houver a necessidade de mexer na estrutura dos ossos, pode ser utilizada a anestesia local com sedação, em outros casos o indicado é a anestesia geral. 

A orientação durante esse momento inicial é que o paciente mantenha uma alimentação mais líquida, evitando assim mastigar. Alimentos frios, como sucos e gelatinas, ajudam a redução do edema (inchaço) e desconforto. Sopas também devem ser consumidas frias.

A higiene bucal nesse momento de pós-operatório também é muito importante, sobretudo quando a cirurgia é realizada internamente. O paciente deve seguir todas as orientações do cirurgião plástico corretamente e comparecer aos retornos nas datas agendadas para que a cicatrização do procedimento seja acompanhada da forma adequada.

Qualquer desconforto que o paciente possa sentir, pode ser resolvido com o uso de medicação analgésica e anti-inflamatória que será prescrita pelo cirurgião plástico. 

Siga-nos nos Instagram: