Mastoplastia

A mastoplastia é também conhecida como Matopexia ou Lifiting das mamas, pelo efeito de levantamento dos tecidos nessa região. Ela é indicada para correção da flacidez mamária decorrente de amamentação, perda ou ganho súbito de peso ou envelhecimento, também pode ser associada com a inclusão de prótese nos seios. Conheça mais sobre a mastoplastia!

Mastoplastia

O que é?

As causas para a flacidez mamária podem ser diversas, entre elas estão a grande variação de peso, menopausa, gravidez, alterações hormonais e o uso de anticoncepcionais. 

Também conhecida pela nomenclatura de lifting das mamas, a cirurgia de mastopexia levanta o tecido mamário flácido e o reposiciona, dando ao corpo um aspecto bem mais harmonioso. 

Também pode ser feita aliada à colocação de próteses nas mamas, quando há pouco tecido, para garantir um preenchimento da mama, conhecida então como mastopexia com prótese.

Como é feita a cirurgia?

Durante a cirurgia, o implante é colocado e o excesso de pele é retirado, resultando em melhora da forma da mama. Também pode ser realizada sem implantes mamários, quando existe tecido que pode ser reposicionado, garantindo a forma desejada à mama. 

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, com o uso de anestesia geral ou peridural e dura aproximadamente entre duas a três horas, sendo mais demorada caso esteja associada a implantes mamários.

As cicatrizes podem ter formatos diferentes, dependendo da extensão e nível da flacidez nas mamas. As cicatrizes podem ser em formato de “T”, “L”, “I” ou periareolar, ao redor da aréola. 

Assim como em outras cirurgias, a cicatrização de mastopexia passa por algumas fases, entre elas:

– No primeiro mês, a cicatriz é discreta e pouco percebida. Pode ocorrer alguma leve reação ao curativo e aos pontos.

– No primeiro ano, a cicatriz se torna mais espessa e tem alteração de cor, indo do vermelho para o marrom e clareando aos poucos.

– Entre um ano a um ano e meio, nesse período a cicatriz toma a sua forma definitiva, se tornando bem mais clara e com menor consistência.

É válido ressaltar que a cicatrização pode variar de pessoa para pessoa, isso depende de cada organismo e não deve ser comparada. Por essa razão comparecer aos retornos pós-cirúrgicos é tão importante.

Essas consultas são essenciais para acompanhar a evolução da cicatriz e resultado da cirurgia, assim o cirurgião plástico pode intervir com a indicação de tratamentos e prevenção de queloides e cicatrização hipertrófica, se for o caso.

A mastopexia não necessita de próteses quando a mama já possui um volume que agrada a paciente e o levantamento dos tecidos mamários já irá trazer ótimos resultados. 

As próteses de mama são utilizadas pelo cirurgião plástico nos casos em que a mama tem um volume bem reduzido ou quando a paciente deseja aumento das mamas, além da correção da flacidez.

É possível manter os resultados obtidos na cirurgia de mastopexia, desde a paciente não apresente um aumento de peso muito significativo e nem um grande aumento das mamas. A elasticidade da pele também é um fator muito importante que influencia o resultado da mastopexia.

A amamentação e a lactação podem ser afetadas, dependendo da técnica utilizada para a realização do procedimento ou se a mama tiver uma perda de volume muito acentuada durante a cirurgia. 

Nossa orientação é que a paciente sempre busque um cirurgião plástico com grande experiência na cirurgia de mastopexia, para garantir segurança e qualidade aos resultados.

A paciente não sentirá dor no pós-operatório de mastopexia, mas ela deverá seguir atentamente todas as orientações passadas pelo cirurgião plástico. 

O repouso das atividades cotidianas, sem realizar esforço físico, é recomendado, sobretudo nos primeiros dias. No período de 30 dias a paciente fará uso de um sutiã específico, não poderá dormir de barriga para baixo ou de lado e não deve levantar os braços na altura acima dos ombros, durante as duas primeiras semanas. 

Atividades físicas e exposição ao sol serão retomadas após autorização do cirurgião plástico. Para diminuição de edemas e melhora na aparência das cicatrizes, é recomendada realização de sessões de drenagem linfática.

Siga-nos nos Instagram: