Idade mínima para realizar uma rinoplastia

Jovem demonstrando nariz perfeito e rinoplastia

O desejo de realizar uma cirurgia estética pode surgir independente da idade, em homens ou mulheres. Geralmente corrigem alguma característica do corpo que causa insegurança e prejudica a autoestima do paciente, como é o caso da rinoplastia.

Muitas pessoas se queixam do tamanho e formato do nariz, recorrendo à cirurgia de rinoplastia para resolver esse desconforto.

Confira o texto e entenda mais sobre essa cirurgia e a partir de que idade ela é indicada!

O número de cirurgias plásticas realizadas em adolescentes tem aumentado, bem como o número de interessados nesses procedimentos dessa faixa etária.

A adolescência é uma fase muito complicada, a puberdade traz muitas mudanças físicas e emocionais. O estirão de crescimento pode deixar algumas partes do corpo desproporcionais, existe o bullying nas escolas e até mesmo entre amigos e outras questões que envolvem o desejo de modificar o corpo através da cirurgia plástica.

O consentimento dos pais ou responsáveis é imprescindível, mas acima de tudo o jovem deve estar seguro com a sua decisão e ter certeza que irá realizar a cirurgia, seja ela facial ou corporal, por sua própria vontade, para melhorar sua relação consigo mesmo e ter mais qualidade de vida e autoconfiança.

A rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas, por ser uma área de destaque no rosto, o nariz é foco de maioria das queixas entre os jovens que buscam esses procedimentos.

Juntamente com os pais ou responsáveis, a busca por um cirurgião plástico com especialidade em rinoplastia deve ser feita. Quanto mais experiência nessa cirurgia o médico tiver, mais segurança passará ao paciente, é comum que os adolescentes tenham muitas dúvidas e se sintam inseguros ou ansiosos nesse momento.

Em consulta todas as dúvidas serão esclarecidas com vocabulário acessível, é sempre válido ressaltar a importância das expectativas realistas. Cada caso terá o melhor resultado dentro das suas particularidades de peso, altura, medidas do rosto, espessura da pele do nariz, etnia, entre outros.

Dessa forma, não é possível ter como inspiração a foto de uma modelo ou artista famoso, pois cada nariz é único e, portanto, após a rinoplastia, terá seu resultado de acordo com o processo de recuperação do paciente e de acordo com suas características pessoais, como já citamos.

Após esse momento inicial são necessários exames laboratoriais e cardiológicos que comprovem o bom estado de saúde do paciente.

Uma das recomendações do cirurgião plástico para casos de rinoplastia em pessoas muito jovens é que o procedimento é indicado após os 15 anos de idade, assim o desenvolvimento nasal e ósseo já estará completo.

Pode também ser indicado em adolescentes com idade inferior aos 15, mas que tiveram rápido desenvolvimento, isso pode ocorrer, sobretudo em meninas, que costumam se desenvolver fisicamente de forma mais acelerada. Em meninos, esse processo pode ser um pouco mais lento, sendo recomendado esperar por mais algum tempo.

Adolescentes geralmente desenvolvem muitas atividades físicas,  como esportes e dança, podem apresentar dificuldade respiratória ao desempenhar essas atividades, ou até mesmo ao dormir. A rinoplastia também pode ajudar muito nesses casos.

Além da queixa estética, a rinoplastia pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos jovens em relação à parte funcional. Pode ser associada á correção de desvio de septo ou hipertrofia de cornetos, por exemplo, possibilitando uma grande melhora na respiração.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?