Existe restrição alimentar no pré e pós de Rinoplastia?

mulher loira olhando pro lado com a mão no rosto pensativa sobre rinoplastia

A Rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas em todo o mundo pelo seu alto potencial de harmonizar traços e realçar a beleza.

Por ser tão popular, esse procedimento gera muitas dúvidas e desperta o interesse de muitos. Restrições alimentares podem ser parte do processo de pré e pós-operatório de alguns procedimentos.

Confira o texto para entender sobre essa questão está relacionada à Rinoplastia!

Planejar a Rinoplastia envolve muitas etapas, principalmente se o paciente mora sozinho. Organizar a alimentação, sobretudo no pós-operatório auxilia bastante a recuperação.

Entre as recomendações que o cirurgião plástico faz ao paciente de Rinoplastia, algumas das principais são não abaixar o rosto e evitar sol, mormaço e até mesmo ambientes quentes. Assim o alto vapor ao cozinhar não é indicado.

O curativo é removido após a primeira semana da cirurgia, após esse período o paciente já tem mais mobilidade, pode voltar a rotina, dirigir, trabalhar, estudar.

 Antes e após a rinoplastia, a alimentação desempenha um papel importante no processo de recuperação e no sucesso da cirurgia. Existem algumas restrições alimentares a serem consideradas.

Na véspera da cirurgia, o paciente deve fazer jejum de pelo menos 8 horas, incluindo água. Caso seja necessário tomar medicação, deve ingerir o mínimo de líquido possível.

As restrições dos outros dias que antecedem a Rinoplastia não são extremas, mas é recomendável que os pacientes evitem o consumo de certos alimentos e bebidas.

 Alguns alimentos e substâncias não são indicados  afetar a coagulação do sangue e aumentar o risco de sangramento durante a cirurgia. Portanto, é aconselhável evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina E, como nozes, sementes, azeite de oliva e suplementos de vitamina E.

 Além disso, bebidas alcoólicas e alguns medicamentos, como aspirina e anti-inflamatórios que podem interferir na coagulação sanguínea.

Após a cirurgia, a alimentação desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente. A dieta deve ser cuidadosamente planejada para promover a cicatrização adequada e minimizar o inchaço e o desconforto.

É importante evitar alimentos muito gordurosos, pesados e manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais.

 O paciente deve manter-se bem hidratado, beber água regularmente e evitar o consumo de alimentos ricos em sódio, que podem causar retenção de líquidos e aumentar o inchaço.

Logo após  Rinoplastia é recomendável optar por alimentos mais macios e em temperatura fria ou ambiente, como sopas, purês, iogurtes e smoothies.

Alimentos fáceis de mastigar podem ser mais práticos para os dois primeiros dias, onde o nariz atinge o auge do inchaço interno e a respiração deve ser somente pela boca.

O inchaço regride conforme as lavagens e higiene do nariz, então os cuidados com alimentação podem ser flexibilizados.

Lembre-se de que cada paciente é único, e as restrições alimentares antes e após a rinoplastia podem variar de acordo com as necessidades individuais e as recomendações do cirurgião. É fundamental seguir as orientações médicas para garantir uma recuperação suave e resultados satisfatórios após a cirurgia.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?