Em alta no inverno: Confira os procedimentos estéticos mais realizados nesse período

Leia  o texto que preparamos com as dicas de um cirurgião plástico e conheça os melhores e mais recomendados procedimentos estéticos para realizar no inverno. Entenda como as temperaturas mais baixas potencializam os resultados desses procedimentos!

Vantagens de realizar procedimentos estéticos no inverno

O período entre junho a setembro, aqui no Brasil, compreende a estação de inverno nas regiões Sul e Sudeste. Geralmente o período de férias escolares ou de trabalho coincide com os meses de inverno, sendo bastante procurado para procedimentos estéticos e cirurgias plásticas.

Durante a estação fria é comum que as pessoas busquem modificações corporais que melhorem sua aparência e lhe tragam mais autoestima. Isso se deve a busca por uma estética mais favorável e mais exposição do corpo e tranquilidade na rotina ao ar livre, como preparação para o verão que vem a seguir.

O inverno é um período ideal para tratar queixas como manchas de pele, rugas, linhas de expressão e sinais de envelhecimento na pele, já que o paciente provavelmente ficará mais tempo em casa e sem exposição solar. No inverno a incidência dos raios ultravioleta do sol também é menor.

Conheça agora os procedimentos mais recomendados por um cirurgião plástico para a estação mais fria do ano:

Laser

Uma das principais indicações do Laser é o rejuvenescimento facial e suavização de rugas e linhas de expressões, também é bastante eficaz para auxiliar no clareamento de manchas e cicatrizes de acne. A sessão dura em média entre meia hora a cinquenta minutos, costuma ser aplicado no rosto, pescoço e colo.

Os tipos mais conhecidos de Laser podem ser realizados em consultório, através de luz pulsada ou de CO2 fracionado. Antes de iniciar a sessão o cirurgião plástico irá aplicar uma fina camada de uma pomada anestésica para maior conforto do paciente.

O Laser promove a descamação e renovação celular da pele. O resultado pode ser notado por volta da terceira semana e dura até um ano, dependendo do grau de intensidade realizado e dos cuidados de manutenção posteriores.

Leia Mais: Quais as vantagens da Blefaroplastia a Laser

Após a realização do Laser, o paciente deverá seguir algumas recomendações, como: uso de produtos específicos indicados pelo profissional que realizou o procedimento, aplicação de filtro solar de fator alto, evitar piscinas e mar na primeira semana e não usar maquiagens nos primeiros dias.

Peeling

O Peeling é bem indicado para tratamentos de acne, manchas de sol e rugas. Assim como o Laser, o Peeling também pode ser feito no consultório do cirurgião plástico, porém é feito com a aplicação de ácidos e cremes específicos.

Os ativos do produto penetram na pele e dependendo da intensidade podem alcançar desde a camada mais superficial até a mais profunda. Assim este processo irá remover a pele morta promovendo uma renovação da pele do rosto.

O cirurgião plástico após análise da pele do paciente irá definir qual tipo de Peeling indicado para o tratamento. São considerados fatores como o grau das manchas de acne, manchas causadas pelo sol, rugas e pele envelhecida.

São necessários alguns cuidados pós Peeling, entre eles: uso de filtro solar e hidratantes, lavar o rosto com sabonete neutro, não se expor ao sol e luzes fluorescentes. O uso de compressas frias de soro fisiológico ou chá de camomila também é recomendado.

Bioestimuladores

Um ótimo exemplo de bioestimulador é o Sculptra®, um procedimento feito com objetivo de estimular e acelerar a produção do colágeno na área onde é aplicado. Trata de forma eficaz a flacidez, promove rejuvenescimento do rosto e corpo.

O Sculptra® é indicado para o público masculino e feminino, pode ser aplicado no rosto, pescoço, glúteos, região do colo, mãos, coxas, abdômen e também braços. Essa técnica melhora significativamente a pele enrugada, trata flacidez e torna a pele mais firme.

Pode ter grandes benefícios para tratamento de celulites e assimetrias, pois auxilia na correção do volume perdido  aumentando a produção de colágeno, melhorando o aspecto da pele, tornando-a mais macia.

A aplicação do produto é injetável, a sessão dura cerca de meia hora e os resultados duram por volta de dois anos. A quantidade de sessões varia de cada caso e da extensão da área que requer tratamento, essas indicações devem ser passadas pelo cirurgião plástico experiente e com grande conhecimento desse procedimento.

Outro bioestimulador bem eficaz é o Radiesse®, realizado com Hidroxiapatita de Cálcio, uma substância que induz a produção de colágeno na pele. Dessa forma o volume perdido na face é reposto, tratando envelhecimento, flacidez e perda de tônus.

Para a aplicação do Radiesse® é incialmente aplicada um anestésico em forma de pomada e a duração da aplicação é de meia hora. A indicação dessa técnica é feita quando o paciente tem queixas relacionadas ao processo natural de envelhecimento, que afeta a sustentação da pele do rosto.

Os resultados do Radiesse® são muito expressivos e duram entre dezoito meses até dois anos, pois é feito com uma substância que nosso organismo absorve. Pode ser aplicado nas bochechas, nas laterais do rosto nas têmporas, no mento (queixo) e também na mandíbula.

Toxina Botulínica e preenchimento com Ácido Hialurônico podem ser aplicados durante o ano todo

Os procedimentos  de Toxina Botulínica e preenchimento com Ácido Hialurônico são excelentes para prevenção e tratamento dos sinais de envelhecimento. Entre os procedimentos estéticos são uma exceção e podem ser realizados ao longo de todo o ano, sem nenhuma restrição quanto às temperaturas.

São ótimas associações com outros procedimentos e também complementam de forma muito eficiente o resultado de cirurgias plásticas.  

Toxina Botulínica

Pode ser utilizada para tratamentos funcionais como enxaqueca, mas em sua maioria o uso é destinado à estética. A aplicação pode ser feita no canto dos olhos, testa e sobrancelhas, para tratar as rugas e linhas que se formam nessas áreas. A toxina provoca um paralização na musculatura local, inibindo as rugas facilmente visíveis e prevenindo surgimento de novas rugas.

A aplicação dura em média trinta minutos e os efeitos serão totalmente perceptíveis em 15 dias.  Em mulheres o efeito dura normalmente seis meses e em homens pode ser um pouco menos, mas tudo depende da avaliação do cirurgião plástico.

Preenchimento com ácido hialurônico

Esse procedimento é uma boa indicação para preencher, definir e desenhar diversas áreas do rosto. O cirurgião plástico irá definir com o paciente a quantidade de produto que será aplicado, para que o resultado seja o mais harmonioso possível.

O preenchimento é um procedimento temporário, ele dura aproximadamente 18 meses. Os locais que os pacientes mais buscam o preenchimento são os de nariz e mento (queixo).

Quando aplicado no nariz, é possível deixá-lo mais definido e empinado, já no mento (queixo) ele pode corrigir a projeção, alinhando as proporções da face. Outras áreas onde pode ser aplicado são lábios, maçãs do rosto e sulco nasogeniano (bigode chinês).

O inverno também beneficia as cirurgias plásticas

Além dos procedimentos não invasivos que citamos, as cirurgias plásticas também se beneficiam muito do período de inverno. Além da possibilidade de alinhar com as férias, a recuperação é favorecida pelo repouso e temperaturas mais amenas típicas dessa estação.

A cirurgia de Rinoplastia, por exemplo, entre suas recomendações de pós-operatório está evitar exposição solar por pelo menos dois meses, isso é bem mais tranquilo no inverno. O calor e o mormaço podem contribuir com o aumento do inchaço no nariz no pós-operatório e interferir nos resultados.

Leia Mais: Mitos e Verdades desvendados por um cirurgião plástico

Cirurgias que também se beneficiam dessa época do ano são as que necessitam uso de faixas ou malhas compressivas, como lipoaspiração corporal e de pescoço e cirurgias de mama. O paciente irá também suar menos no inverno, sendo mais confortável repouso, recuperação e o uso do material adequado no pós-cirúrgico.

Relembrando que independente da estação, o mais importante é que o paciente sempre busque a orientação de um cirurgião plástico de confiança e com experiência do procedimento desejado, para maximizar a eficácia dos resultados almejados.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?