Diferenças entre nariz negroide e nariz caucasiano para a rinoplastia

mulheres demostrando tipos de narizes negroides e caucasianos

Existem diversos tipos, tamanhos e formatos de nariz, principalmente no Brasil, um país com uma variedade tão rica em elementos formadores das características do seu povo.

Hoje vamos falar um pouco sobre dois tipos bem comuns, o nariz  negroide e o caucasiano, elencando também as suas diferenças em relação à cirurgia de rinoplastia. Por ser uma área de destaque no rosto, o nariz chama bastante atenção, figurando entre os maiores motivadores na busca pela cirurgia plástica.

Confira o texto!

A rinoplastia é um procedimento muito procurado em todo o mundo, ela possibilita alterar a forma e tamanho do nariz, proporcionando mais harmonia aos traços do rosto, ressaltando a beleza do paciente e sua autoestima. Pode significar a realização de um sonho para muitas pessoas.

O cirurgião plástico com foco de atuação em rinoplastia leva em consideração as individualidades de cada paciente para projetar um resultado. São consideradas proporções faciais (medidas do terço superior, médio e inferior do rosto), a parte óssea, altura, desejo do paciente, entre outros aspectos. Isso tudo em paralelo com as possibilidades cirúrgicas, que variam para cada caso.

Algumas das diferenças em relação à rinoplastia em nariz negroide e em nariz caucasiano são relacionadas a resultados. Elencamos suas principais características:

Nariz negroide

Pessoas afrodescendentes geralmente têm esse formato de nariz, caracterizado principalmente pela baixa projeção da ponta e narinas largas. Predominante na população negra, mas também presente em muitos outros brasileiros, em razão da grande miscigenação do nosso povo.

O cirurgião plástico, nesses casos, tentará afinar o nariz, deixando-o mais alto e harmônico, reduzindo a aparência arredondada de sua ponta. Existem algumas limitações do nariz negroide na rinoplastia, como a pele mais grossa e a ponta menos projetada. Isso deve ser bem esclarecido aos pacientes, visando não criar expectativas irreais.

Devem ser respeitadas as particularidades do nariz negroide, mantendo suas características étnicas, assim o nariz não irá destoar das demais partes do rosto. O formato do nariz deve estar harmônico com a face, isso confere mais leveza e beleza aos traços.

Nariz caucasiano

Esse formato de nariz também é muito comum no Brasil, principalmente em pessoas que, por exemplo, tenham descendência europeia, como as de origem italiana ou árabe.

As características desse nariz são o tamanho grande, bem projetado e o dorso nasal elevado. A queixa mais comum dos pacientes com nariz caucasiano é o perfil, justamente pela elevação do osso do dorso.

Nesses casos, o cirurgião plástico por meio da rinoplastia, reduz o tamanho do nariz, deixando o dorso mais reto, eliminando a giba protuberante. Por apresentar uma pele mais fina e uma projeção maior da ponta, os resultados em narizes caucasianos são mais expressivos e o refinamento alcançado pela rinoplastia é mais evidente.

No entanto, narizes caucasianos também podem apresentar pele mais grossa, o que pode limitar os resultados da rinoplastia. O ideal é que o paciente seja avaliado por um profissional experiente, com especialidade na cirurgia de rinoplastia.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?