Como é a recuperação no pós-operatório de uma rinoplastia?

Mulher de olhos verdes com rinoplastia

A cirurgia de rinoplastia é uma das mais procuradas entre as cirurgias plásticas. Esse procedimento proporciona alto potencial de embelezamento e de melhoria de qualidade de vida, podendo corrigir não somente imperfeições estéticas, mas condições funcionais.

Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes é a respeito do pós-operatório da rinoplastia. Se você se interessa por essa cirurgia, confira o texto!

Uma das grandes dúvidas que existem entre os pacientes que desejam se submeter a uma cirurgia plástica de rinoplastia é em relação ao período pós-operatório, como será a recuperação e a alta médica para retorno às atividades.

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma cirurgia plástica (além da escolha de um profissional capacitado, com experiência, boa estrutura do hospital e equipe qualificada), é a importância do comprometimento do paciente em seguir as orientações médicas corretamente durante o período de recuperação, garantindo um pós-operatório mais tranquilo.

O pós-operatório de rinoplastia dói?

O nariz é uma área bem sensível do corpo, a cicatrização completa pode demorar um pouco para acontecer. O prazo para visualização final de uma rinoplastia é em média um ano em peles mais finas e até dois anos em pacientes de pele mais grossa.

No entanto, logo após o procedimento já é possível observar a diferença na aparência e na harmonia dos traços faciais. O pós-operatório de rinoplastia não é doloroso e qualquer incômodo que o paciente possa sentir, é facilmente tratado com medicação analgésica.

Nesse período, logo após a cirurgia é comum ocorrer inchaço no nariz internamente, o tempo em que esse edema é reabsorvido é lento. O uso de compressas geladas e drenagens combinadas auxiliam o paciente nesse processo.

Em razão desse edema, a respiração pode ser prejudicada, sobretudo nos dois primeiros dias, onde o nariz atinge o máximo do inchaço. Essa condição é revertida com o passar dos dias e com as orientações do cirurgião plástico quanto aos cuidados e higiene.

Quanto tempo dura o repouso após a rinoplastia?

A rinoplastia não possui um longo período de afastamento das atividades diárias, geralmente uma semana após o procedimento já é possível retornar a rotina normal.

Geralmente após a primeira semana é o prazo em que o curativo é removido pelo cirurgião plástico e o paciente é liberado para suas atividades de trabalho e estudos.

Após a rinoplastia é necessário ter uma alimentação especial?

É recomendado que principalmente nos primeiros dias após a rinoplastia, o paciente não consuma comidas muito quentes ou muito duras. O ideal é que os alimentos sejam mais leves, consumidos frios e que facilitem a mastigação. No entanto, não há grandes restrições alimentares no pós-operatório.

É possível praticar atividade física no pós-operatório de rinoplastia?

Atividades físicas, esportes, academia, dança e afins, devem ser evitados por pelo menos dois meses após a cirurgia de rinoplastia. Evitar situações que possam causar algum trauma no nariz é o ideal, principalmente nesse período inicial.

Quanto tempo após a rinoplastia é permitido o uso de óculos?

O período recomendado para o uso de óculos após uma rinoplastia é de em média dois meses, pois o peso e formato da estrutura dos óculos pode causar algum dano à estrutura do nariz recém-moldado.

Após quanto tempo da rinoplastia o paciente poderá se expor ao sol?

Nos primeiros dois meses de pós-operatório é recomendado evitar a exposição aos raios solares, tanto para evitar o aumento do inchaço (que ocorre em temperaturas mais elevadas), quanto para diminuir a chance de aparecimento de manchas na pele nas regiões onde ainda apresentam roxidão.

Leia também: Quais os benefícios da drenagem no pós operatório

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?