Como a drenagem pode potencializar os resultados da cirurgia?

Mulher realizando drenagem linfática na barriga

A drenagem linfática é indicada para auxiliar a recuperação, reduzir inchaço e a retenção de líquido, características comuns ao pós-operatório.

Se você se interessa por esse procedimento ou planeja realizar uma cirurgia em breve, confira o texto!

Quando uma cirurgia é realizada, mesmo que seja cirurgia plástica ocorrem lesões ao corpo, mesmo que de tamanho pequeno, como danos a tecidos, nervos, vasos sanguíneos, hematomas e líquidos dispersos. Isso ocasiona acúmulo de líquidos e inchaços.

A drenagem linfática reduz esse inchaço, acelera a recuperação e também o processo da cicatrização, bem como evidencia e melhora os resultados da cirurgia. Por exemplo, após os procedimentos de abdominoplastia e lipoaspiração a drenagem diminui bastante as chances de surgir fibrose.

Quais os principais benefícios da drenagem linfática e como potencializa os resultados da cirurgia?

A drenagem promove uma desintoxicação do organismo

Durante o período de pós-operatório, o paciente pode ter uma dificuldade maior em eliminar as toxinas do corpo. Isso traz um maior acúmulo de linfa nos tecidos, gerando inchaço, retenção de líquido e sensação de mal estar.

A linfa é o líquido que se acumula nos tecidos, composta basicamente de água, proteínas, lipídios, oxigênio, glóbulos brancos e glicose. Essa retenção de líquido também pode ser motivada ou agravada por uma vida de práticas não saudáveis, como alimentação inadequada e falta de exercícios físicos.

A drenagem auxilia o organismo em uma situação em que ele está mais frágil, proporcionando a eliminação das toxinas acumuladas.

A drenagem auxilia no relaxamento dos músculos

A drenagem linfática é similar a uma massagem, porém especializada, que contribui para o relaxamento da tensão nos músculos. É comum que durante o processo de agendamento, pré e pós-operatório de uma cirurgia plástica o paciente se sinta mais nervoso ou ansioso.

Essa ansiedade é normal, sobretudo em relação ao desejo em visualizar os resultados, isso causa tensão que pode ser refletida fisicamente e a drenagem proporciona um relaxamento do corpo e músculos. Além de acelerar a recuperação do paciente, a drenagem contribui para o bem estar.

A drenagem acelera a cicatrização

A drenagem linfática acelera a recuperação e cicatrização durante o pós-operatório, podendo inclusive reduzir pela metade a duração da recuperação.

A drenagem auxilia a reduzir o inchaço, a retenção de líquidos e melhora a circulação do sangue. Isso permite que novos nutrientes e oxigenação necessária chegue ao local onde ocorreu a intervenção cirúrgica, desse modo acelerando a cicatrização.

O procedimento de drenagem linfática pode ser indicado para benefícios no pós-operatório de cirurgias funcionais, como no caso das vasculares e de ortopedia ou cirurgias plásticas, que afetem o sistema linfático, como a lipoaspiração.

A drenagem melhora a circulação sanguínea

A drenagem de pós-operatório, por ser uma massagem, promove benefícios para a circulação sanguínea, porém tem foco na região em que a cirurgia foi realizada.

Com essa melhora na circulação, o inchaço é reduzido e as toxinas são eliminadas através da linfa. Outros benefícios associados a isso são a redução de distúrbios de origem hormonal, redução de medidas e também da presença de celulite.

A drenagem traz alívio de hematomas e incômodos

Durante esse período pós-cirúrgico o sistema linfático trabalha de modo mais lento. Isso contribui para que as toxinas e linfa se acumulem nos tecidos, formando hematomas logo após a cirurgia.

A drenagem linfática auxilia a regular o trabalho do sistema linfático. Também alivia dores e possíveis incômodos decorrentes da cirurgia plástica.

Cirurgias como as de lipoaspiração e abdominoplastia são bons exemplos de indicações para os benefícios que a drenagem pode proporcionar no pós-operatório.

Esse procedimento é recomendado para evitar que as células se acumulem e que ocorra fibrose no local. Também indicada para outras cirurgias plásticas corporais como as de mama, aumento ou redução e rinoplastia, já que também pode ser realizada na face.

Antes de iniciar as sessões de drenagem linfática, o paciente deve ter autorização do cirurgião plástico que realizou o procedimento. Geralmente a recomendação é que o paciente inicie as sessões em média 4 dias após a cirurgia.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?