Quais os critérios para escolher um cirurgião plástico especialista em rinoplastia?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe quais os cuidados devem ser tomados na escolha de um cirurgião plástico especialista em rinoplastia? Vamos te ajudar nisso! A decisão de realizar uma cirurgia plástica, como a rinoplastia, por exemplo, é algo que deve ser pensado com calma, o paciente precisa ter tempo de análise, planejamento e organização.

A atenção deve ser voltada principalmente para a escolha do cirurgião plástico especialista em rinoplastia que irá realizar o procedimento. Infelizmente, não são todos os médicos que possuem qualificação ou são confiáveis para realizar cirurgias estéticas. Buscando um resultado satisfatório, o paciente deve procurar informações sobre o médico.

Os médicos, sobretudo os atuantes na área estética,atualmente expõem suas certificações em seus sites e perfis de redes sociais, os meios em que a maioria das pessoas buscam informações.

A participação do especialista em rinoplastia em eventos da área, apresentação e publicação de artigos científicos em congressos e periódicos relevantes para o campo da cirurgia plástica também é um bom indicador da seriedade do profissional. Essas informações também podem ser facilmente verificadas na internet.

Para que o paciente fique tranquilo e seguro sobre a escolha do especialista em rinoplastia, o mesmo pode verificar a veracidade das informações profissionais do médico através dessa simples pesquisa.

A cirurgia de rinoplastia por ser realizada em uma área do corpo com grande exposição e destaque deve ser feita por um cirurgião plástico especialista em rinoplastia, visando assim resultados equilibrados, harmônicos e satisfatórios tanto do ponto de vista estético como de saúde do paciente.

Outros requisitos importantes a serem levados em consideração no momento dessa escolha são:

  • O cirurgião deve ter experiência comprovada na área, nesse caso com foco de atuação e especialidade em rinoplastia;
  • O médico deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
  • Experiência de longo prazo, demonstrando curva de aprendizado longa na área da rinoplastia, para que o mesmo possa ter mais segurança na realização da cirurgia.
  • Local onde se realizará a cirurgia deve ser hospital sério, que forneça todo o suporte físico e de equipe qualificada para preservar a segurança do procedimento e saúde do paciente.
  • Para conhecer o médico especialista em rinoplastia, é indicado agendar consulta e conversar a respeito do procedimento que o paciente deseja realizar. Devem ser discutidos assuntos como anestesia para o procedimento, pré e pós-operatórios aspectos de saúde e histórico do paciente.

Quanto maior o número de informações que o médico passa a respeito do procedimento de rinoplastia, mais confiança sobre a área ele demonstra ter. O paciente deve ser informado de vários pontos, entre eles sobre o tempo de duração da cirurgia, que leva em média 2 horas.
Sobre a cicatriz, que no caso da rinoplastia, são geralmente internas, mas dependendo do caso podem ser realizas externamente pequenas incisões.

Sobre a respiração, a qual inicialmente pode ficar um pouco mais difícil em decorrência do inchaço no nariz. Dependendo do caso, a rinoplastia também pode proporcionar a melhora da mesma, como os casos em que se alia a correção de problemas no septo, por exemplo.

A forma que o nariz poderá ter após o procedimento também é aspecto muito relevante para essa conversa inicial entre cirurgião plástico especialista em rinoplastia e paciente. Profissionais sérios costumam buscar aliar as pretensões a respeito dos resultados da cirurgia com resultados reais que o procedimento de rinoplastia pode proporcionar, expondo as partes técnicas envolvidas de modo sincero.

O especialista em rinoplastia irá realizar o procedimento respeitando os traços étnicos, frisando harmonia do nariz com o rosto do paciente, evitando assim o resultado superficial. Agora você já sabe o que é necessário para escolher um cirurgião plástico especialista em rinoplastia! O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Cirurgias Faciais, Cirurgias Corporais e Procedimentos Estéticos - Dr. Iran Sanches

CRM – 64705
Cirurgia Geral RQE – nº 13043
Cirurgia Plastica RQE –  nº 13401

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica
Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.
Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.