Entenda a diferença entre Lipoaspiração e Lipoescultura

Afinal, qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? Conversamos com o cirurgião plástico Dr. Iran Sanches, e tiramos todas as dúvidas sobre os dois procedimento.

Por isso, acompanhe este artigo e tire as suas dúvidas sobre as duas técnicas!

O que é Lipoaspiração?

A lipoaspiração é considerada um procedimento cirúrgico no qual o excesso de gordura é retirado do tecido adiposo por meio de uma aspiração. Deste modo, o médico cirurgião plástico utiliza um instrumento chamado de cânula, que é ligado a um aparelho de sucção a vácuo. Este processo é responsável por sugar a gordura, que comumente está localizada na parte inferior das camadas da pele.

Além da cânula simples, outra opção é a vibrolipoaspiração, que utiliza uma cânula com mecanismo de vibração, que facilita a retirada da gordura. No entanto, é importante saber que a lipoaspiração não tem o objetivo de eliminar a obesidade. Este procedimento é indicado para aquelas pessoas que não conseguem eliminar gorduras indesejadas por meio de dietas e exercícios físicos.

Além disso, ele serve para remodelar a silhueta, podendo ser feito em diversas áreas do corpo, como, por exemplo, no abdômen, costas, braços e coxas.

O que é Lipoescultura?

A lipoaspiração e a lipoescultura são métodos bem parecidos. Entretanto, a única diferença que define a lipoaspiração da lipoescultura, é que o cirurgião plástico retira a gordura, limpando-a e colocando-a em outra área do corpo. Ou seja, para dar contorno ou aumentar o volume do corpo, ele insere a gordura retirada na área solicitada pelo paciente.

Essa técnica é muito usada nos enxertos de gordura dos glúteos e da face, mas também pode ser aplicada nas mãos e panturrilha. Além disso, é indicado para pessoas que desejam eliminar gordura acumulada em áreas específicas e buscam ter mais volume em outras. Contudo, o objetivo desta cirurgia plástica é remodelar e melhorar o contorno corporal.

Existem riscos para a saúde? Quais são eles?

Assim como qualquer outra cirurgia plástica, a lipoaspiração e lipoescultura requerem cuidados e oferecem risco, embora sejam considerados procedimentos simples e seguros. Portanto, é de suma importância que o paciente seja orientado sobre possíveis complicações como, por exemplo, hemorragia, infecção, necrose, embolia pulmonar e trombose venosa.

Por isso, nas duas técnicas, o paciente deve ser submetido à anestesia geral, peridural ou local com sedação, pois os procedimentos duram de 2h a 5h, podendo variar de acordo com o tamanho da área operada.

Como é a recuperação dos dois procedimentos?

A lipoaspiração e lipoescultura são cirurgias consideradas simples. Em muitos casos, o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia ou, no máximo fica 24 horas em observação. Tudo depende de como a pessoa vai reagir durante a recuperação.

A dor e o desconforto variam com a sensibilidade de cada paciente. Comumente, o inchaço e dor fazem parte da área operada, pois a mesma está sendo pressionada. Alguns pacientes queixam-se também de insensibilidade e amortecimento no local. No entanto, esses sintomas são facilmente tratados com analgésicos e antibióticos que ajudam a prevenir qualquer infecção.

A recuperação total leva cerca de sete meses. No entanto, quatro meses após o procedimento já é possível observar os resultados.

Quais são os cuidados no pós operatório?

Após submeter-se à lipoaspiração ou lipoescultura, é necessário usar uma cinta modeladora durante dois meses, no máximo. A cinta ajuda a reduzir o inchaço e a melhorar a modelação da área operada.

Também é recomendado fazer as sessões de drenagem linfática com um profissional habilitado para melhorar o inchaço e reduzir a chance de fibroses.

Dr. Iran Sanches

Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua cirurgia de Lipoaspiração ou Lipoescultura.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?