Blefaroplastia: quais as indicações?

face de mulher olhos claros mostrando a Blefaroplastia na parte inferior dos olhos

A flacidez de pele das pálpebras e as bolsas de gordura abaixo dos olhos transmitem um olhar envelhecido e até mesmo cansado. A cirurgia de Blefaroplastia é uma ótima indicação para a correção desses incômodos na aparência!

Confira o texto e conheça a cirurgia de correção das pálpebras!

O que é a Blefaroplastia?

A cirurgia de Blefaroplastia é a cirurgia plástica realizada nas pálpebras, ela possibilita rejuvenescimento do olhar e mais harmonia ao rosto. A Blefaroplastia corrige a flacidez da pele das pálpebras superiores e inferiores e também remove bolsas de gordura que costumam se formar abaixo dos olhos.

Leia Mais: Blefaroplastia antes e depois

Quais os benefícios da Blefaroplastia?

Com o processo natural de envelhecimento é normal que os tecidos apresentem uma queda, pela perda de colágeno e tônus muscular, principalmente por volta dos quarenta anos. Nas pálpebras não é diferente, elas também podem desenvolver essa flacidez. Isso passa uma impressão de que os nossos olhos estão escondidos, a expressão fica cansada e o rosto mais envelhecido.

Porém, por fatores genéticos, as pálpebras caídas podem ser uma queixa de pessoas bem jovens, para elas também a Blefaroplastia é bem indicada. Inclusive pode ser associada com outras cirurgias estéticas, como a Rinoplastia e a Lipoaspiração de pescoçocombinação perfeita para equilibrar os traços faciais.

O surgimento de bolsas de gordura abaixo dos olhos também incomoda muitas pessoas. As bolsas podem ser ocasionadas por líquido acumulado neste local ou por excesso de tecido adiposo,  podem ter aparência similar a olheiras, pois causam uma espécie de sombreamento embaixo dos olhos, que prejudica bastante a autoestima.

Blefaroplastia também pode ter caráter funcional associado ao benefício estético, ou seja, ela pode promover além de mais autoestima, beleza e autoconfiança, uma melhor qualidade de vida.

A quantidade excessiva de pele na área dos olhos pode ocasionar dificuldades para a visão, pois a pele das pálpebras superiores cobre quase que totalmente os olhos, deixando o simples ato de enxergar difícil. 

Também existem casos em que as pálpebras inferiores apresentam um grau tão elevado de flacidez que impossibilita a lubrificação dos olhos, o que pode causar ressecamento dos mesmos e lacrimejar excessivo.

Leia Mais: Você quer saber quanto custa uma Blefaroplastia?

Como o cirurgião plástico realiza a Blefaroplastia?

Para a realização desse procedimento, assim como outra cirurgia plástica, o cirurgião plástico deve possuir bastante experiência e conhecimento para assegurar resultados excelentes e garantir a segurança do paciente.

Inicialmente é preciso ponderar sobre o desenho natural dos olhos e a quantidade de tecido que deve ser removido. A duração da cirurgia é pequena, o que a torna bem segura e de ótima associação com outras cirurgias plásticas, costuma ter duração de uma hora à uma hora e meia.

Pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas. Após realizar a demarcação da pele, as incisões são feitas, a remoção de pele e músculo em excesso realizada e por fim suturadas. Esses pequenos pontos são absorvíveis e caso o cirurgião julgue necessário, podem ser removidos após uma semana.

A anestesia para Blefaroplastia pode ser local com leve sedação ou geral, se outras cirurgias estiverem combinadas a ela. Na Blefaroplastia superior as cicatrizes ficam na dobra da pele, enquanto na inferior se localizam na linha dos cílios, nos dois casos são muito discretas e não demonstram que houve intervenção.

O resultado é imediato, mas devido ao inchaço residual de qualquer cirurgia, é melhor visualizado após duas semanas do procedimento. As técnicas cirúrgicas têm evoluído bastante e atualmente a Blefaroplastia é realizada à laser, assim o sangramento no local é menor, o que já reduz o edema, o inchaço posterior.

Outra ótima dica para você que sonha em realizar uma Blefaroplastia é utilizar compressas frias no pós-operatório. Podem ser feitas com soro fisiológico ou com chá frio de camomila, elas irão acelerar sua recuperação e diminuir o aspecto inchado dos olhos.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?