Categories: Rinoplastia

Quando recorrer a uma rinoplastia secundária?

Tempo de leitura: 4 minutos

O desejo de afinar, arrebitar ou até mesmo reestruturar o nariz é o que faz muitas pessoas procurarem pela rinoplastia. Entretanto, esse é um procedimento bastante complexo. Por esse motivo, quem já se submeteu a uma cirurgia de nariz e não gostou do resultado pode pensar em fazer uma rinoplastia secundária. Também chamada de rinoplastia de correção ou de revisão, essa nova intervenção costuma ser realizada buscando o melhor resultado possível.

O que é a rinoplastia secundária?

A rinoplastia secundária é conhecida como a cirurgia para corrigir uma rinoplastia mal sucedida. Dessa forma, é indicada para os pacientes que já realizaram uma ou mais cirurgias plásticas nasais. Ou seja, se o paciente, mesmo após o tempo de recuperação orientado pelo médico, não obteve o resultado estético ou funcional pretendido, ele pode procurar por esse procedimento.

Como as estruturas e características anatômicas do nariz já foram modificadas previamente, a rinoplastia secundária é muitas vezes considerada como um procedimento mais complexo. Por esse motivo, a cirurgia exige um profissional experiente e que tenha conhecimentos específicos para lidar com tecido cicatricial e menos cartilagem.

Quando posso realizar a rinoplastia secundária?

O tempo do processo de cicatrização da cirurgia plástica do nariz é elevado e, ao longo dele, podem ocorrer alterações estéticas e funcionais. Ou seja, é necessário aguardar a recuperação completa da primeira rinoplastia. Somente após isso é que o paciente pode ser submetido a uma nova cirurgia. Assim, o intervalo entre o procedimento inicial e a rinoplastia secundária, no geral, é de no mínimo 1 ano.

É imprescindível que esse tempo mínimo seja respeitado, dando tempo para as estruturas do nariz se recuperarem e cicatrizarem completamente. Além disso, o resultado definitivo de uma cirurgia plástica nasal leva cerca de 6 meses para poder ser observado, já que o inchaço influencia muito na aparência do nariz.

Para quais casos serve?

O paciente pode ser submetido a uma rinoplastia secundária quando não estiver satisfeito com algum aspecto do nariz, seja funcional ou estético. Desse modo, normalmente as pessoas que buscam por um novo procedimento é por conta de:

  • Primeira rinoplastia mal sucedida e com problemas, como em situações nas quais o procedimento foi mal executado, causando assimetria, tortuosidades, dorso baixo e outros;
  • Insatisfação do paciente com o resultado da rinoplastia primária. Mesmo sem nenhum erro médico, esses casos podem ocorrer quando as expectativas e a realidade do procedimento não foram alinhadas.

Caberá ao médico especialista em rinoplastia secundária avaliar se esse procedimento é o mais adequado e se é possível fazer as mudanças almejadas.

Qualquer cirurgião pode realizar rinoplastia secundária?

A rinoplastia secundária é um procedimento ainda mais delicado e complexo que a primária. Isso porque as estruturas do nariz já passaram por modificações antes, estando mais sensíveis. Além disso, pode haver a necessidade de enxertos para modelar o nariz. O especialista ainda terá que lidar com uma quantidade menor de tecidos, que estarão mais firmes e com fibrose.

Dessa forma, a rinoplastia secundária precisa ser realizada por um cirurgião especialista. É importante que ele seja registrado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Por conta da complexidade, apenas um especialista será capaz de fazer uma avaliação dos aspectos estéticos e funcionais do nariz e se os tecidos permitem essa cirurgia de reparação. Assim, cabe ao cirurgião analisar se é possível fazer um novo procedimento, com base no grau de insatisfação do paciente e as suas principais queixas.

Related Post

Enxertos para a rinoplastia secundária

Se para realizar a rinoplastia secundária houver a necessidade do uso de enxertos, a alternativa é retirar a cartilagem de outras regiões do corpo do paciente para poder reparar o nariz. Como a cartilagem do septo nasal já foi utilizada na primeira operação, o cirurgião precisará partir para outras áreas, como ossos da costela ou orelhas.

O que o paciente deve esperar da rinoplastia secundária?

É extremamente importante ter uma conversa bastante honesta e aberta com o cirurgião não só para entender se há indicação para uma rinoplastia secundária. É preciso também alinhar corretamente as expectativas que você tem com os resultados que são possíveis para o seu caso. Além disso, o cirurgião deve deixar claro os prós e os contras dessa intervenção, pois isso é estipulado levando em conta as características de cada paciente, como foi feita a primeira cirurgia e etc.

Após a recuperação completa da rinoplastia secundária, espera-se que os resultados estéticos sejam refinados, bem como as funcionais, melhorando a respiração do paciente. Dessa forma, esse procedimento pode ajudar tanto na autoestima como no bem-estar do paciente.

Dr. Iran Sanches

Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.

CRM – 64705
Cirurgia Geral RQE – nº 13043
Cirurgia Plastica RQE –  nº 13401

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica
Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.
Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Recent Posts

4 preocupações comuns com o formato do nariz que a rinoplastia pode ajudar

Muitos pacientes procuram médicos especialistas em rinoplastia por causa de preocupações com o formato da estrutura nasal. Você tem algum… Read More

2 meses ago

O que é rinoplastia ultrassônica?

A técnica de Rinoplastia Ultrassônica é uma novidade no Brasil, sendo utilizada há menos de cinco anos pelos cirurgiões especialistas… Read More

2 meses ago

Pré-operatório: o que fazer antes da cirurgia de nariz?

Os momentos que antecedem a realização da cirurgia de nariz provocam diversas sensações em todos os pacientes, como ansiedade, inquietação… Read More

2 meses ago

Como funciona a rinomodelação ou preenchimento nasal?

Apesar de muitas pessoas estarem insatisfeitas com as características e os aspectos do próprio nariz, não é sempre que elas… Read More

2 meses ago

Recuperação da rinoplastia: saiba quanto tempo demora para desinchar o nariz

Por conta da estrutura nasal ser uma das áreas do corpo mais sensíveis e que demora para cicatrizar após qualquer… Read More

2 meses ago

Quais são os procedimentos no nariz que estão em alta em 2021?

As constantes evoluções de técnicas médicas têm contribuído para o aumento no interesse em procedimentos estéticos que se tornaram tendências… Read More

3 meses ago

Quanto tempo o nariz demora para desinchar depois de uma rinoplastia?

Os pacientes que irão se submeter a uma cirurgia para corrigir o nariz costumam ter como uma de suas grandes… Read More

3 meses ago

Quanto custa uma rinoplastia com um especialista?

Uma das maiores dúvidas sobre as cirurgias estéticas gira em torno dos valores. Você deve estar pensando (e pesquisando muito)… Read More

3 meses ago

Qual o preço de uma Rinoplastia?

Antes de tudo precisamos salientar a importância da realização de uma cirurgia como a Rinoplastia, pois a imagem de nosso… Read More

3 meses ago

Pré e Pós-operatório de Rinoplastia

Quais cuidados devemos ter no pré e pós-operatório de rinoplastia? Esses cuidados serão decisivo para um ótimo resultado final. Os… Read More

3 meses ago